No Plano Diretor de São Mateus o CEMAIS participou ativamente das discussões e da elaboração do Plano Diretor de São Mateus nas questões ambientais e após oito anos de estudo para caracterização do responsável pela reserva florestal localizada nas imediações do Condomínio Santa Bárbara, acompanhada de uma dezena de moradores entregou um abaixo assinado com 1.800 assinaturas na Plenária do Plano.
 

 

O CEMAIS participou com 7 pessoas do Condomínio Santa Bárbara no projeto Usinas de Ideias. O projeto foi desenvolvido pelo SESC Itaquera. Por meio de 53 moradores do Condomínio Santa Bárbara o CEMAIS participou do Projeto Diagnóstico Participativo e Ações de Intervenção na Bacia do Aricanduva.
 

 

O CEMAIS participou com o Projeto CASI – Capacitação Ambiental Social Integradora em atendimento ao edital FEMA 2008, não tendo sido contemplado com os recursos, algumas propostas do projeto foram iniciadas, entre elas o fomento do calendário ambiental e a abordagem nas reuniões de subsíndicos sobre as questões ambientais da região em especial a situação da reserva florestal.
 

 

O CEMAIS participou do PROGRAMA SÃO PAULO É UMA ESCOLA entre 2005 e 2008, capacitou 50 prestadores de serviço para atuar no programa, objetivando o fomento das questões ambientais nas escolas da Rede Municipal de Ensino da Coordenadoria de São Mateus. O CEMAIS encontrou no programa a oportunidade para estar presente na vida de aproximadamente 35.000 (trinta e cinco mil) educando da rede Municipal de Ensino Coordenadoria de São Mateus, por mês, mostrando a importância da preservação dos recursos naturais, ao trabalhar as questões ambientais de forma didática e lúdica. Como resultado das ações ambientais foi implantado o espaço para eco profissionalização na EMEF Felício Pagliuso, horta educativa no CEU São Mateus, Jardim no CEU São Rafael e Rosa da China.
 

 

O CEMAIS participa do PROAONG – Programa Estadual de apoio as ONG´s que foi criado em meados de 1995, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, com a finalidade de apoiar atividades voltadas à preservação e conservação do patrimônio natural e Meio Ambiente (através de Entidades formadas pela Sociedade Civil Organizada).
 

 

Em parceria com o PROAONG e a Subprefeitura de São Mateus, o CEMAIS participou do MUTIRÃO VERDE do Estado de São Paulo, realizando o plantio de 100 mudas de árvores e desenvolvendo atividades de educação ambiental nos dias 21 e 22 de setembro de 2007.
 

 

– Conferência Regional de Meio Ambiente – CADES regionais: O CEMAIS participou
deste o momento da publicação da portaria que deu origem aos Conselhos Regionais de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz onde foi criada uma comissão organizadora, nesta comissão o CEMAIS firmou parceria com a Faculdade Santa Izildinha e capacitou os alunos para a realização da Conferência, esta participação valeu horas de estágio e entrou na grade curricular, foram 45 universitários que contribuíram desde a recepção dos conferencistas até a totalização dos votos. Ainda na preparação da Conferência o CEMAIS através de sua Secretaria Executiva criou os materiais a serem utilizado, folder, cartaz, cédulas, blocos entre outros.
 

 

O CEMAIS participa e mantém sua representação no CONREMAD-SM, desde o primeiro mandato até o atual – 2014.
 

 

– O CEMAIS participou do CADES da Secretaria Municipal do Verde, onde representou a Macro Região Leste 1, constituída por 3 subprefeituras: Cidade Tiradentes, São Mateus, Itaquera, por meio da sua Secretaria Executiva. O CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo.
 

 

Diretores do CEMAIS participaram do curso “Capacitação de Liderança” que foi desenvolvido pela SABESP na Subprefeitura de São Mateus aos sábados, este, focado na sensibilização da comunidade para preservar o Parque Zilda Arns.
 

 

Em 2012 a Participação na Câmara Técnica do CADES sobre o empreendimento do Monotrilho permitiu se apropriar de conhecimentos específicos do projeto e organizar apresentações no condomínio Santa Bárbara, na ETEC Sapopemba entre outros.
 

 

No final de 2012 o CEMAIS participou da criação do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de São Mateus e assumiu a diretoria de projetos da entidade.
 

 

Organizou e participou da conquista do Parque Nebulosas e sua entrega sem a conclusão da obra.
 

 

Participou e contribui com a organização do Evento Catadores Saudáveis.
 

 

Participou da Conferencia regional e Municipal do Meio Ambiente.
Em parceria com o Colégio Santa Bárbara, participou do programa VERDEJANDO da Rede Globo e os parceiros do SPTV, foram plantadas diversas árvores na praça Edgar Carioca de Araújo no Jardim Santa Bárbara, a partir desta ação se desenvolveu o projeto São Mateus +MAIS+ Verde com o objetivo de fortalecer a arborização na região.
 

 

Participou do Evento Feira Cultural do Colégio Santa Bárbara, doando mudas para os participantes. 

 

Participou das reuniões do Conselho de Meio Ambiente da Subprefeitura de São Mateus, do GT de Resíduos e das Vistorias realizadas nos Parques Municipais da região.
 

 

Participações nas Audiências Públicas do Plano Diretor e do Plano de Metas da Subprefeitura de São Mateus, solicitando a inclusão dos parques de São Mateus no mapa da Cidade de São Paulo. 

 

Realizou acompanhamento do processo para implantação de horta nas praças de São Mateus. 

 

Participou da Eleição do Conselho Gestor o Parque Nebulosas e assumiu uma vaga destinada a entidade da região e participa ativamente da gestão do parque.
 

 

Iniciou a participação nas discussões do uso da Escola Estufa São Mateus e se comprometeu em desenvolver ação de educação socioambiental para a comunidade e instituições de ensino da região de São Mateus.
 

 

Participou do concurso de Projetos Eco Mudanças com o as ações da Escola Estadual Wilfredo Pinheiro e Escola Estufa, infelizmente os projetos não foram contemplados.