Em 2008 o CEMAIS optou por retomar as atividades no Condomínio Parque Residencial Santa Bárbara e imediações para encaminhar as necessidades ambientais da comunidade, para tanto elaborou diversos documentos para a Subprefeitura de São Mateus e a Sabesp buscando parcerias para melhorias no entorno do empreendimento, entre eles destacamos:

 

– Limpeza da área da Adutora Rio Claro, que havia se transformado em depósito irregular de entulho, uma grande operação foi realizada no local, foram visitados os moradores buscando conscientizar para a importância de não permitir o descarte de entulho no local; (publicado no Jornal Gazeta de São Mateus).
 
– II Mutirão da Dengue realizado em maio de 2008 no condomínio e imediações em parceria com MACE – Movimento Ambiental Cultural e Ecológico, a Paróquia do Padre Mauro, os subsíndicos, a Subprefeitura e a Vigilância Sanitária.
 
Contenção de água das chuvas na portaria de autos: Em parceria com a Subprefeitura de São Mateus, o condomínio Parque Residencial Santa Bárbara e o CEMAIS foi realizado, obra na portaria de autos do empreendimento, para contenção de águas das chuvas que adentravam o condomínio pela Rua Escorpião, provocando alagamento e danos no patrimônio.
 
Melhorias na viela de acesso a feira de quinta feira, realizada pela Subprefeitura em atendimento a solicitação do CEMAIS.
 
Conserto da Servidão de passagem na área da reserva florestal: No mutirão de combate ao mosquito da dengue adentramos a reserva florestal existente nas imediações do condomínio e identificamos que a servidão de passagem das águas pluviais estava rompida, e que diversas espécies arbóreas estavam sendo levadas pelas fortes chuvas ocorridas em São Paulo (publicado no Jornal Gazeta de São Mateus). Intercedemos junto a Sabesp para o conserto, na devolutiva a empresa nos informou que a obra deveria ser realizada pela Subprefeitura de São Mateus. Solicitamos as devidas providências e a obra começou a ser executada em março de 2009.