Constituído legalmente em 08.06.2003, sem fins lucrativos e sem remuneração da Diretoria no exercício de suas respectivas funções, o CEMAIS é uma Organização da Sociedade Civil, desde 28 de março de 2005, qualificada pelo Ministério da Justiça para atuar nas questões ambientais e estatutariamente em todo o território nacional e internacional.
 
 
O CEMAIS acredita que as políticas de indução ao desenvolvimento devem ser a principal referência numa estratégia social. “Defender o meio ambiente não é somente resguardar o planeta, é principalmente proteger a vida, a sua vida”.
 
 
Linhas de atuação do CEMAIS:

 
Estudos: Área de reserva florestal nas imediações do Condomínio Santa Bárbara – São Paulo/SP.

 
Pesquisa: Produção de resíduos sólidos domiciliares, realizada no Condomínio Santa Bárbara.
 
Capacitação: Formação de agentes ambientais, proporcionada aos moradores do Condomínio Santa Bárbara interessados em atuar na coleta seletiva.
 
Ações: Atividades recreativas como instrumento educação sócio ambiental, proporcionada em dezenas de escolas por meio do Programa São Paulo é uma Escola da Prefeitura Municipal de São Paulo.
 
Missão: Proporcionar educação sócio ambiental em busca do desenvolvimento sustentável das comunidades, por meio de parcerias entre os diferentes segmentos da sociedade.
 
Meta: Instrumentalizar as pessoas para melhorar a sua qualidade de vida, por meio da educação socioambiental.
Visão: Tornar-se referência nas discussões junto à sociedade das questões socioambiental.
 
O CEMAIS desde a sua fundação contou com diversos apoio e financiadores entre eles a Gê Assessoria Contábil, Flex Condomínios, Gomes e Machado, Aliance Service, Ecourbis Ambiental, Gazeta de São Mateus, Papelaria Mimas e a Prefeitura de São Paulo, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o projeto SOMAR, conveniada com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.