Por que uma horta na Praça?
Pelo sonho de ver uma cidade mais humana, na qual as pessoas convivem e produzem juntas, os vizinhos se conhecem e cooperam uns com os outros.

Para que serve uma horta comunitária?
Além de ser um espaço de convívio, a Horta na praça pretende ser também um espaço educativo para aprender e ensinar, compartilhar nosso aprendizado e resgatar a função social da Praça.

Quer saber mais? Fale conosco no CEMAIS na Rua Gêmeos, 69 sala 2, Jd. Santa Bárbara, São Mateus, São Paulo, SP, ou envie mensagens para faleconosco@cemais.org
Telefone 95419.1607 Sueli Rodrigues – whatsapp 99452.2.956

A HISTÓRIA DO PROJETO.
O Objetivo geral é Preservar áreas públicas com risco de ocupação irregular, implantar horta educativa, onde os participantes do projeto MAIS CATADOR e moradores das imediações, serão capacitados para produção de alimentos respeitando o que a natureza oferece, implantação de jardins e canteiros de legumes e verduras, cultivo de sementes, de ervas medicinais, espaço para compostagem, roça para cultivo de milho, mandioca e feijão.
O projeto vai melhorar a qualidade de vida através de cultivos que não agridem o meio ambiente, produzindo hortaliças de boa qualidade, sem uso de venenos e empregando técnicas sustentáveis com possibilidade de geração de renda para as famílias, utilizando pouca mão de obra, pouca água e com baixo custo financeiro.
Local da primeira ação: Praça localizada entre as ruas Escorpião e Gêmeos, Jardim Santa Bárbara, São Mateus, São Paulo.
Depois de 4 anos de espera e com o risco premente de ocupação da área, o CEMAIS assinou o termo de cooperação com a Prefeitura Regional de São Mateus, no espaço está sendo implantado o projeto HORTA NA PRAÇA, denominado CEPAM – Centro de Práticas Ambientais – Genival Farias, com atividades voltadas para educação socioambiental, o público alvo são os participantes dos projetos desenvolvidos pelo CEMAIS, alunos das escolas públicas e privadas, munícipes em geral.


O HISTÓRICO DO LOCAL:

Mato Alto e abandono

 


Praça loteada

Prefeitura Regional impediu a ocupação

O condomínio roçou o mato

apresentou o uso do espaço.
1 – Espaço para cultivo de verduras e legumes
2 – Ervas Medicinais
3 – Espiral de flores
4 – Local para Composteira
5 – Roça de milho, feijão, mandioca e café
6 – Cultivo de inhame
7 – Pancs – Plantas alimentícias não convencionais