O primeiro projeto desenvolvido pelo CEMAIS (Comissão de Meio Ambiente, idealizada pelo senhor Luis Eugênio de Lima – morador do bloco 20, já falecido) consistiu das melhorias implantadas nas áreas ajardinadas do Condomínio Santa Bárbara. Em parceria com a Caixa Econômica Federal (agente financiador) efetuou-se o plantio nas áreas reservadas para os jardins em sistema de mutirão, cabendo Comissão de Meio Ambiente/CEMAIS à escolha das espécies adequadas, a orientação aos moradores e o acompanhamento do plantio, bem como a orientação sobre os cuidados em geral.

 

O segundo projeto buscou sensibilizar as pessoas quanto à riqueza do lixo e a possibilidade de transformação do mesmo em artesanato, promovendo assim a educação ambiental e possibilitando geração de renda para a comunidade. Este trabalho foi desenvolvido no Condomínio Santa Bárbara (SP), durante 18 meses e permitiu que aproximadamente 350 pessoas, entre adultos e crianças participassem das oficinas de reciclagem.

O CEMAIS propôs a criação do projeto BOSQUE ESCOLA, na Reserva Florestal do Condomínio Parque Residencial Santa Bárbara onde, crianças da rede pública e particular poderão acompanhadas de monitores visitarem a reserva para aula de educação ambiental em habitat natural.

– Organização do dia Internacional da Mulher – março 2009: foram 13 horas de comemoração entre as diversas atividades desenvolvidas, a de cultivo de sementes de espécies da mata atlântica merece ser destacada, foram 100 participantes, a maioria crianças que plantaram as sementes para dar de presente para as mães em comemoração ao dia da mulher, neste evento contamos com a presença do Subprefeito que também plantou uma semente juntamente com o seu neto.

– Filmagem da Reserva Florestal: Viabilizada em parceria com a Subprefeitura de São Mateus, Administradora Flex, Condomínio Santa Bárbara e CEMAIS, tem como objetivo sensibilizar as autoridades para a importância na elaboração de instrumentos de preservação da reserva. Veja o vídeo clicando aqui.

Curso de elaboração de projeto & Agente ambiental – 2009: O CEMAIS desenvolveu e ministrou o curso de elaboração de projetos e captação de recursos no condomínio Parque Residencial Santa Bárbara, participaram do curso 15 pessoas, estas foram às responsáveis pela elaboração do projeto de educação ambiental que foi apresentado ao FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente & Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde da Prefeitura de São Paulo. O projeto tem como objetivo sensibilizar 600 famílias para as questões ambientais, sendo 300 famílias do condomínio e 300 famílias das imediações.

O curso para formação de Agente ambiental desenvolvido voluntariamente pelo CEMAIS aos condôminos interessados em atuar no programa de coleta seletiva teve como objetivo apresentar os tipos de materiais que deveriam ser separados dos resíduos orgânicos.

O CEMAIS em parceria com o Engenheiro Agrônomo Silas Macedo da Subprefeitura de São Mateus, a estagiária de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, Eloisa e o condomínio Santa Bárbara – Gestão 2008-2009, desenvolveu o primeiro DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS DOMICILIARES da região de São Mateus, este apresentado no CADES – Conselho de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde da Cidade de São Paulo, o diagnóstico teve como etapa inicial a classificação das 1200 unidades habitacionais (via cadastro geral do condomínio), em 4 tipos, considerando número de moradores por apartamento, estes, foram sorteadas aleatoriamente permitindo cientificidade na pesquisa e foram assim distribuídas em classes A – até 2 moradores (27,66%); B – de 3 a 4 moradores (56,58%); C de 5 a 6 moradores (14,41%); D – mais que 5 moradores (1,31%). A pesquisa caracterizou a quantidade e os tipos de resíduos, permitiu validar o que era subjetivo, a produção diária de resíduos por família, em média 1,6 quilo, onde 75% deste é material reciclável, chegando à conclusão que o condomínio Parque Residencial Santa Bárbara produz diariamente 2,0 toneladas de resíduos, e que destes, 1,5 toneladas é material passível de ser enviado para reciclagem, totalizando 60,0 toneladas mês, para a triagem destes materiais seria necessário 20 pessoas trabalhando 8 horas por dia, isto significa que o condomínio Santa Bárbara poderia ter sua própria cooperativa de reciclagem. Este estudo foi apresentado em julho de 2010 na reunião ordinária do CADES – Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Saiba mais clicando aqui.

– Implantação do programa de coleta seletiva no condomínio: Agindo sempre com transparência, o CEMAIS propôs ao corpo diretivo e aos subsíndicos o programa de coleta seletiva, tendo sido autorizado o inicio das ações, o programa foi lançado em setembro de 2009 e atingiu 60,0 toneladas, quantidade equivalente a um mês de produção, segundo o diagnóstico dos resíduos. O programa atendeu a necessidade de recolher óleo de fritura e mais de 1000 litros foram encaminhados para a reciclagem, este trabalho é desenvolvido em parceria com a empresa Lirium. Assista ao vídeo clicando aqui.

– O convênio com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente foi assinado em dezembro de 2010 para desenvolvimento do Projeto Somar com oficinas de artesanato, jogos cooperativos, informativo ambiental, Ciranda ambiental, Recreio nas Férias, Virada Sustentável, Coleta Seletiva Premiada, e especialmente a realização do Diagnóstico Ambiental da Reserva Florestal do condomínio Parque Residencial Santa Bárbara, concluído em dezembro de 2011, o projeto implantou a horta educativa e o jardim para borboletas e beija-flores como instrumento de educação ambiental constante, desenvolvido em pneus que foram coletados nas ruas de São Mateus, apresentando a reutilização como alternativa para redução de resíduos. Acesse o vídeo clicando aqui.

Desenvolvimento do projeto de Gestão Ambiental do Condomínio Parque Residencial Santa Bárbara.

Criação da Campanha eu preservo e contribuo.

Em 2013 o CEMAIS adotou o fomento ao calendário ambiental como instrumento de sensibilização virtual.

Desenvolveu para o Núcleo o projeto RESAE – Rede Social, Ambiental e Empresarial de São Mateus.

Iniciou a participação Rede Social São Francisco e na Zeladoria Ambiental, onde ajudou a organizar o ECO BINGO, na Zeladoria a participação foi interrompida por decisão alheia a vontade do CEMAIS.

Desenvolveu projeto de Gestão de Resíduos para ONG Pueras, este em execução no SENAC São Paulo.

Participou de reunião com empresários da região para discutir a revisão do Plano Diretor.

Realizou estudo dos resíduos coletados em uma operação Cata bagulho com o objetivo de identificar os tipos de materiais coletados e indicar a disposição dos mesmos conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Desenvolveu e tornou público o plano de trabalho da entidade em Fevereiro de 2014 que é constituído por seis linhas de ações:

Doação de 460 mudas. Concluído em Maio de 2014.

Criação de loja virtual – Sustentabilidade para a ações e projeto do CEMAIS.

Adoção de catadores – Coleta seletiva no Distrito de São Mateus.

Horta na Praça – Escola Estufa.